Shampoo natural para combater a queda de cabelo

Shampoo natural para combater a queda de cabelo – Reprodução

Shampoo natural para combater a queda de cabelo

A perda de cabelo é um problema que preocupa a todos e, embora existam muitos shampoos projetados para acabar com esse problema, eles contêm principalmente produtos químicos que podem ser prejudiciais. Os melhores shampoos são os naturais.

Qual shampoo é melhor para o cabelo?

Os shampoos comerciais, na maioria dos casos, contêm ingredientes químicos como detergentes, silicones ou corantes artificiais, entre outros, que, a longo prazo, podem ser prejudiciais ao cabelo e à saúde.

>Máscara de babosa e eucalipto para desintoxicar o cabelo

Uma das principais vantagens de usar um shampoo feito com ingredientes naturais é que, além de evitar todos esses ingredientes químicos, você pode se beneficiar das propriedades das plantas que vai usar e conseguir um produto de qualidade por um preço baixo.

Além disso, este shampoo caseiro de urtiga e alecrim que pode ser preparado no conforto da sua casa, não só ajudará a acabar com a queda de cabelo, mas também irá promover o crescimento do cabelo, torná-lo mais saudável e forte e ajudar na finalização com outros problemas como a caspa, graças às plantas que carrega.

>Prepare esta infusão de arruda para remover os piolhos e lêndeas do cabelo

A forma de fazer esse shampoo é simples, e os ingredientes que ele contém podem ser facilmente encontrados, já que você precisa de alecrim, urtiga e saponária além da água.

A urtiga é uma planta especialmente indicada para cuidar dos cabelos. Por um lado, estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo, desacelerando a queda e estimulando o seu crescimento e, por outro, faz com que os folículos capilares absorvam um maior número de nutrientes, fazendo com que os cabelos cresçam mais saudáveis ​​e fortes. O alecrim também é ótimo para estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo, promovendo assim o crescimento de novos cabelos e evitando a queda, por isso é um bom aliado neste caso.

>Aprenda como fazer um condicionador de cabelo caseiro, barato e natural!

A saponária, também conhecida como erva-sabão, é uma planta que possui propriedades semelhantes às do sabão, pois contém saponinas que, misturadas à água e esfregadas, produzem espuma e arrastam a sujeira.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de pó de saponária.
  • 3 xícaras de água
  • 1 punhado de urtiga.
  • 1 1/2 colheres de sopa de alecrim fresco.
  • Frasco ou frasco para guardar o shampoo.

>Faça reparação do seu cabelo em casa usando essas máscaras de banana

Modo de preparo

Coloque metade da água (um copo e meio) numa panela de inox para aquecer e quando começar a ferver junte os dois punhados de raiz de saponária.

Abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos.

Após esse tempo, retire do fogo, tampe e deixe infundir por 10 minutos.

Em seguida, coe o líquido e coloque no frasco, pois servirá de base para fazer o xampu.

>Hábitos que impedem seu cabelo de crescer

Agora à parte uma infusão é preparada com uma colher e meia de alecrim e um punhado de urtiga. Retire do fogo e deixe a infusão descansar coberta por meia hora, para que esfrie bem. Em seguida, coar a infusão e despejar o líquido resultante no mesmo frasco onde colocou a saponária.

Cubra e agite bem para que as duas infusões fiquem integradas e deixe descansar por pelo menos 12 horas antes de aplicar como shampoo nos cabelos, sacudindo novamente antes de usar para que tudo fique bem misturado.

>Truque com chá preto para eliminar os cabelos grisalhos

Dicas

As vitaminas mais necessárias para o cabelo são a vitamina A, B, C e B12. Os minerais essenciais para cabelos fortes são ferro, cobre, zinco, biotina e ácido fólico.