Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Simões Filho: Colégio Estadual Hermes Miranda do Val vai fechar as portas

Foto: Simões Filho Online
Foto: Simões Filho Online

Após 18 anos, o Colégio Estadual Prof Hermes Miranda do Val, localizado na Rua Antônio Apolinário da Hora, no Centro de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), decidiu fechar as portas definitivamente. Em média, a escola funcionava com cerca de 1.100 alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno e atendia as séries finais no ensino fundamental e ensino médio, além de Educação de Jovens e Adultos.

Por meio de um comunicado oficial exposto na escola, a direção da unidade de ensino informa que a determinação partiu da Secretaria Estadual de Educação e lamenta o fechamento da unidade. Ainda no comunicado, a direção acrescenta que “a publicação dessa determinação deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias”.

O que acontece com os alunos?

A direção do Colégio orienta os alunos anteriormente matriculados na unidade que procedam da seguinte maneira:

Estudantes do Ensino Fundamental devem buscar a Rede Municipal de Ensino para ingressar em outras escolas disponíveis. Os estudantes do Ensino Médio nos turnos vespertino e matutino devem se dirigir aos colégios estaduais Manuel de Jesus e Reitor Miguel Calmon ou qualquer outra unidade que seja de sua preferência para efetivarem suas matrículas. Já os alunos do Ensino Médio do noturno deverão se dirigir exclusivamente ao colégio Manuel de Jesus.

Em novembro de 2018, a APLB, sindicato que representa os professores baianos, divulgou que no total, 108 unidades de ensino na Bahia poderiam ser desativadas ou municipalizadas. No entanto, essa informação ainda não foi confirmada pela Secretaria de Educação.

Enquanto isso, pais e responsáveis pelos estudantes estão preocupados com as consequências do fechamento. Para o Sr. Alberto Antônio dos Santos, pai de dois alunos da Escola Hermes do Val, o impacto do fechamento do colégio tem sido bem negativo, já que foram pegos de surpresa.

“Desde o ano passado tivemos informação da direção que a escola seria fechada foi quando começaram as manifestações também em Salvador e a Secretaria de Educação resolveu suspender o fechamento. Agora recebemos o documento de que a unidade será fechada, sendo que teremos que procurar uma escola para nossos filhos. Coisa difícil, porque temos poucas opções”, comentou o pai em contato com o SIMÕES FILHO ONLINE.

Um professor da unidade também lamentou fechamento. “Como professor da unidade está sendo muito doloroso. A gente ama essa escola e estamos muito triste”.

Outro lado

A nossa redação do SIMÕES FILHO ONLINE entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação para obter esclarecimentos sobre o fechamento da escola, mas até o momento desta publicação ainda não recebemos resposta.

O SIMÕES FILHO ONLINE também entrou em contato, por telefone, com Colégio Estadual Prof Hermes Miranda do Val, e a direção confirmou o fechamento definitivo da unidade.

HISTÓRIA DO COLÉGIO

Em 2001, o número de estudantes matriculados no Colégio Alberto Silva superou a sua capacidade física e ainda havia muitos alunos a procura de vagas para o turno noturno, então, a solução encontrada foi a criação de um anexo. Foi deste anexo que surgiu o Colégio Estadual Prof. Hermes Miranda do Val, criado pela Port. 3419/01, publicada do D.O 10/04/01, que recebeu este nome graças a uma moção para homenagear um grande educador que muito trabalhou com crianças, adolescentes, famílias e comunidade simõesfilhense em geral, deixando a sua marca e uma imensa saudade em todos que tiveram a oportunidade de conviver com este grande homem. Dessa forma, em 2002, este colégio iniciou seu 1º ano de efetivo funcionamento nos turnos matutino – com a 5ª série do ensino fundamental- e no noturno, com a aceleração III.

Comentários estão fechados.