Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Simões Filho: Criança com suspeita de meningite sofre com descaso na UPA; veja vídeo

Uma criança de apenas 9 anos de idade, teve que ficar 24 horas sofrendo com o descaso da saúde pública em Simões Filho (BA), cidade localizada na região metropolitana de Salvador (RMS). Ele deu entrada na última segunda-feira (12/08) na Unidade de Pronto Atendimento – UPA do CIA – com suspeita de meningite. O garoto, de iniciais D. A. L. M., foi colocado em um quarto isolado, mas é exatamente neste momento que começa os transtornos para a família.

O garoto ficou mais de 24 horas sem alimentação fornecida pela UPA

O Bombeiro Civil Deangelis Veloso Maciel, de 32 anos, pai do menino, disse que resolveu denunciar o caso para que outras pessoas não passem pelo que o seu filho enfrentou durante o internamento na unidade de saúde.

“Meu filho ficou em um quarto de isolamento por mais de 24 horas, mas a UPA não fornece alimentação. Para realizar a limpeza do leito foi necessário realizar um barraco lá, se não ficaria tudo sujo. Não tinha nem lençol para forrar a cama. Não fornecem nenhum tipo de dieta e por isso a família não soube o que oferecer ao menino. Mesmo assim, nós levamos alimentos para ele. Além disso, a água quente do chuveiro não estava funcionando e uma das pessoas responsáveis informou que não poderia fazer nada porque ela não era eletricista. Água fria pra os pacientes”, denunciou.

Segundo Deangelis Veloso, depois de mais 24 horas de sofrimento, o filho dele finalmente foi transferido na noite desta terça-feira (13/08) para o Hospital Couto Maia, em Salvador, onde irá fazer exames para confirmar a suspeita de meningite e realizar o tratamento adequado. “A ambulância chegou por volta das 20h30 e graças a Deus meu filho foi transferido desse lugar. Não merecemos esse tipo de tratamento. Se não houver denuncia, eles fazem isso com todos. Fico imaginando a quando tempo está assim. Não teve nem se quer um lençol para forrar um leito”, lamentou o Bombeiro Civil.

O SIMÕES FILHO ONLINE tentou contato com a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do CIA 1, mas não conseguimos.

Veja vídeo do descaso

Sobre a meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.

Tipos

A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.

Os principais tipos de meningite existentes são:

  • Meningite viral
  • Meningite bacteriana
  • Meningite fúngica.

A causa da meningite varia de acordo com o tipo. A mais comum das meningites é aquela causada por vírus, mas há casos também da doença provocada por bactérias. Menos comum, a meningite causada por fungos também pode surgir.

A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.

Meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença.

Comentários estão fechados.