Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Simões Filho e Camaçari terão novos centros de esporte – veja as imagens do projeto

Quando se fala em atividades esportivas, muitos pensam apenas no ponto de vista físico, de exercício do corpo. No entanto, a prática de esportes é também uma ferramenta social, a partir do momento em que proporciona oportunidades para crianças e adolescentes, principalmente os que estão em vulnerabilidade. Na Bahia, até o próximo ano, a perspectiva é que 21 equipamentos estejam prontos para ser utilizados.

Em todo o estado, 20 municípios serão beneficiados, entre eles Simões Filho e Camaçari, que terão um equipamento cada. A estimativa é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre deste ano. As intervenções têm previsão de término de 180 dias.

Segundo a secretária de Esporte de Simões Filho, o local de instalação do novo equipamento esportivo ainda foi definido.

Segundo informações do Ministério do Esporte, os projetos dos municípios de Alagoinhas, Jacobina, Eunápolis, Jequié, Itabuna, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Serrinha, Porto Seguro, Guanambi, Feira de Santana e Teixeira de Freitas estão em fase de licitação das obras.

Já os projetos de Salvador, Simões Filho, Camaçari, Ilhéus, Paulo Afonso, Valença, Juazeiro e Barreiras estão na fase de entrega e de análise de documentos pela Caixa Econômica Federal, que vai financiar os centros.

O projeto faz parte de um programa do governo federal irá construir 285 Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) em áreas de vulnerabilidade social em todo o país. Os centros são complementares ao programa Minha Casa, Minha Vida e fazem parte do PAC 2, com investimentos de R$ 967 milhões do orçamento da União.

Cada prefeitura pôde escolher entre três modelos de instalações, de acordo com a área de terreno disponível. O modelo 1 é composto por um ginásio poliesportivo que permite várias modalidades coletivas e individuais. O 2 acrescenta uma quadra externa, e o 3 conta com o minicentro de atletismo. Além do ginásio, todos têm em comum arquibancada, espaço para academia e enfermaria, vestiários, copa, sala de professores e técnicos e outras áreas administrativas. Todos também cumprem requisitos de acessibilidade como rampas, plataforma elevatória, banheiros adaptados, portas mais largas, espaço para cadeiras nas arquibancadas.

Os centros possuem três modelos, com áreas diferentes (veja as especificações nas imagens abaixo).

Primeiro modelo do complexo é menor. Ele terá ginásio poliesportivo e área de apoio em um terreno de 2.500m²

 

Modelo II possui mais equipamentos. Dentro de uma área de 3.500m², ele ainda terá uma quadra externa descoberta a mais que o primeiro modelo

 

O maior de todos é o Modelo III. Além de ter a estrutura dos modelos anteriores, ele ainda terá estruturas de atletismo, Sua área será de 7.000m²

Comentários estão fechados.