Simões Filho: Paróquia São Miguel celebra os 410 anos; Novenário inicia nesta quinta (20)

Autor: Redação

Publicada em


Festejando os 410 anos de história da paróquia São Miguel de Cotegipe, inicia nesta quinta-feira( 20) e segue até o dia 29 de setembro os festejos em louvor a São Miguel de Cotegipe, padroeiro da cidade e da paróquia em Simões Filho.

Com o tema “Com a proteção de São Miguel a Igreja viverá como sacramento de Cristo e cumprirá a sua missão no mundo”, o novenário é celebrado às 19h na Igreja Matriz.

A programação consta ainda alguns horários especiais, como a Missa das Crianças no dia  22 de setembro às 15h, Missa da saúde , dia 23 de setembro às 10h.

Um dos momentos mais esperados dos festejos será a chegada da imagem do Senhor do Bomfim. A concentração da carreata será às 17h na frente da Vila Serena no bairro do Cia e seguirá em Carreata até a Igreja Matriz.

No dia do Arcanjo São Miguel, 29 de setembro, os festejos iniciam às 5h com Alvorada, 5h30 Terço de São Miguel, 7h Missa dos Benfeitores e dizimistas, 10h Missa com oração de cura. A Missa Solene será presidida pelo bispo Dom João Carlos Petrini às 16h. Logo em seguida haverá procissão, momentos de louvor e adoração.

MERGULHANDO NA HISTÓRIA

A história de fundação dessa paróquia secular está ligada a chegada de Dom Constantino Barradas, quarto bispo do Brasil às terras da fazenda Dambe, em 1608. Na enseada da Baía de Aratu de cujo cais saíram os navios carregados do que na região fora explorado em direção à Europa, onde construiu a freguesia de São Miguel de Cotegipe.

A freguesia São Miguel, hoje em ruínas, funcionou como a sede da Paróquia até 1934. Depois a sede passou para uma capela na praça da bandeira, atual Praça Noêmia Meireles, onde é hoje o Pavilhão do fogo simbólico, e em 1992 foi inaugurada a atual matriz de São Miguel de Cotegipe, construída pelo Padre Emile Felix.

As ações sociais são um grande legado da paróquia, que possui centros comunitários de ação social que atende pessoas carentes e incentiva a evangelização e voluntariado.