Projeto prevê redução do número de vereadores na Câmara de Simões Filho

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


O vereador Genivaldo Lima (DEM), causou um verdadeiro reboliço na Câmara Municipal de Simões Filho, nesta semana, ao revelar um Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal – LOM, visando reduzir o número de Vereadores da cidade para quinze.

Vereador Genivaldo Lima (DEM), propõe o projeto.

A ideia do vereador é cortar duas das atuais 17 cadeiras no Legislativo Municipal. Com isso, a partir de 2017, Simões Filho passaria a contar com 15 vereadores eleitos nas eleições deste ano.

A mudança, se aprovada, valerá para a próxima legislatura. Na justificativa, o vereador explica que o projeto  é uma solicitação do povo.

Para o parlamentar, ao cortar na própria carne, a iniciativa é uma forma de dar resposta à população, que clama por mais transparência e economia nos gastos públicos.

Genivaldo alega que a medida pode representar uma economia imediata nos gastos da Câmara Municipal. A mudança causaria uma redução de R$ 600 mil ao ano para os cofres da cidade.

O parlamentar garante que a bancada da oposição está comprometida em aprovar a redução de cadeiras. O edil afirma que já iniciou conversa com os demais vereadores da Casa para conseguir apoio.

Maioria dos vereadores não quer reduzir

Se depender da boa vontade dos vereadores de Simões Filho, a proposta para reduzir o número de vagas no Parlamento Municipal deve ficar apenas no papel. Isso porque a maioria dos atuais representantes do Legislativo defende que uma redução no quadro de vereadores resultaria em perda de representatividade, sendo que alguns até sinalizam a possibilidade de aumentar o quantitativo existente.

Alguns chegam a propô o aumento do numero de cadeiras de 17 para 19 e rejeitam a redução para 15 como o vereador Genivaldo Lima deseja em seu projeto.