Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Solid conclui fábrica em junho na Região Metropolitana

A primeira fábrica de pellets de madeira da Bahia será inaugurada até junho. O empreendimento, do grupo baiano Solid Energia Renovável, está sendo construído em São Sebastião do Passé e vai produzir inicialmente 24 mil toneladas por ano. A capacidade total, no entanto, é de 48 mil toneladas.

O projeto contará com investimentos de R$ 21 milhões e terá financiamento da Desenbahia. Serão gerados ao menos 100 empregos diretos na fábrica e centenas de outros indiretos. Os pellets são pequenos pedaços cilíndricos de madeira compactada. Podem ser feitos de diversos tipos de biomassa, como cascas de árvores, restos de madeira e eucalipto. Depois de recolhidos, triturados e secos, esses materiais se transformam em pó que é comprimido para obter os pellets.

O resultado é um composto 100% natural, de elevado poder calorífico. A queima do material não produz fumaça, ao contrário de outros combustíveis, e, por isso, tem sido usado, em larga escala, no aquecimento térmico nos EUA e na Europa. E é nesta demanda crescente por energia limpa que o grupo baiano está de olho. Para se ter uma ideia, praticamente toda a produção da Solid será exportada para a Itália. Os contratos já estão assinados. “O material será usado no aquecimento de residências”, diz Ricardo Freire, diretor-presidente da empresa, acrescentando que o produto baiano utiliza apenas madeiras certificadas. Para dar conta dos pedidos, a fábrica vai operar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comentários estão fechados.