Taxistas poderão cobrar bandeira 2 durante festas populares, shows e jogos de futebol

Autor: iBahia

Publicada em


Quem utiliza os serviços de táxi em Salvador deve ficar atento às mudanças nas regras de cobranças nas corridas. A partir de hoje, o passageiro que utilizar o serviço durante os finais de semana terão que pagar pela bandeira 2 a partir das 21h da sexta-feira. A mudança faz parte da nova regulamentação do Serviço de Transporte Individual de Passageiro por Táxi (Setax), assinada na tarde de ontem pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), secretário Fábio Mota.

A partir de agora, a cobrança da bandeira 2 passa a valer por todo o final de semana, iniciando na sexta-feira e terminando às 6h da segunda-feira. A nova regra também valerá para os feriados. Outra mudança importante é que os condutores poderão cobrar bandeira 2 em festas de grande apelo popular.

Durante o Carnaval, festas juninas, shows, jogos de futebol e demais eventos previstos no calendário municipal, os passageiros terão que pagar mais caro. Também fica permitido ao motorista cobrar 20% a mais no valor da viagem quando for realizada com três ou mais pessoas no veículo.

De acordo com Mota, além das mudanças em relação ao uso da bandeira 2, o novo regulamento assegura à categoria dos taxistas outros direitos como o ‘13º salário’ (cobrança da bandeira 2 durante o mês de dezembro), combate ao transporte clandestino e segunda bandeira também para corridas fora de Salvador.

“As principais mudanças dizem respeito também a conquistas históricas dos taxistas. O 13º salário, por exemplo, está escrito e aprovado. Agora é lei. Todo o taxista sabe que nas corridas para o Aeroporto ou para locais fora de Salvador poderá ser cobrada a bandeira 2. Teremos mudanças também na fiscalização do clandestino. Hoje, quem está fora do regulamento, é clandestino e estará inerente à fiscalização”, disse.

REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE TÁXI: PRINCIPAIS MUDANÇAS

Bandeira 2 nos finais de semana

Como era
Cobrança era permitida a partir das 14h do sábado até as 6h da segunda-feira.

Como fica
Passageiro passa a pagar pela bandeira 2 a partir das 21h da sexta-feira. Cobrança permanece durante todo o sábado e domingo e termina às 6h da segunda-feira.

Bandeira 2 em Carnaval e grandes eventos
Como era
Cobrança era feita de acordo com horário e quantidade de passageiros.

Como fica
O taxista poderá cobrar a corrida na bandeira 2 em grandes eventos como Carnaval, festa junina, shows, jogos de futebol e demais festas previstas no calendário municipal. O motorista poderá cobrar ainda uma taxa extra de 20% quando a corrida for realizada com três ou mais pessoas no veículo.

Corridas para Aeroporto e RMS
Como era
Corridas para o Aeroporto de Salvador e Região Metropolitana eram realizadas em bandeira 1. Pagamento de pedágio era efetuada por taxista.

Como fica
A partir de agora, é facultativa a cobrança da bandeira 2 para corridas para o Aeroporto e RMS. Também fica a cargo do passageiro o pagamento da tarifa do pedágio, caso esteja no trajeto.

Bandeira 2 em dezembro
Como era
Prefeitura publicava, normalmente, decreto autorizando a cobrança da bandeira 2 durante o mês de dezembro.

Como fica
Cobrança da bandeira 2 durante todo o mês de dezembro agora é regulamentada, passando a valer sem depender da publicação de decreto.

Ar-condicionado
Como era
Pelo uso do ar-condicionado, alguns taxistas efetuavam cobrança de 20% a mais sobre o valor da corrida.

Como fica
Essa cobrança de 20% para uso do ar-condicionado no veículo está proibida.