Tecnologia garante agilidade na apuração de votos

Autor: Débora Souza

Publicada em


Foto: divulgação TSE

A cada eleição, os avanços tecnológicos e o aperfeiçoamento dos sistemas de totalização e divulgação da votação possibilitam à Justiça Eleitoral a apresentação dos resultados com maior agilidade. O processo de contagem de votos se inicia após o encerramento da votação, mas os resultados para o cargo de Presidente da República começam a ser liberados somente a partir das 17h do fuso horário do Acre.

 A totalização dos votos e a divulgação dos resultados são regidas pelo Capítulo V da Resolução nº 23.554, que dispõe sobre os atos preparatórios para as Eleições 2018. Em cada seção eleitoral, terminada a votação, um mesário retira da urna eletrônica a “memória de resultados”, dispositivo que contém o Boletim de Urna (BU), no qual são registrados os votos recebidos pelos candidatos.

 O BU é enviado eletronicamente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do respectivo estado. A transmissão dos dados, que são criptografados, é realizada por meio de uma rede de dados exclusiva da Justiça Eleitoral. Ao receber cada BU, o TRE confere a autenticidade das informações recebidas e inicia a contagem geral de votos no estado.

 Os votos são somados por meio de uma rotina eletrônica que totaliza automaticamente, a cada cinco minutos, os diferentes BUs recebidos. Os votos totalizados nos estados são replicados para o banco de dados do TSE, que gera arquivos de resultados para divulgação e o disponibiliza na internet pelo endereço http://divulga.tse.jus.br, onde ocorre a constante atualização dos votos à medida que são computados.

Os arquivos com resultados são alocados em um ambiente de nuvem pública, projetado para disponibilizar as informações a veículos de mídia e demais interessados em divulgar a apuração das eleições.

 A divulgação dos votos para governador, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital – tão logo as informações sejam processadas – é feita nos TREs, a partir das 17h (horário local).

 A totalização dos votos para o cargo de presidente da República segue o mesmo rito, mas a divulgação dos resultados se dá somente depois de concluída a votação no Acre, estado mais ocidental do Brasil (fuso horário de menos duas horas em relação a Brasília).

É importante observar que a totalização dos votos é um processo dinâmico e, caso surjam decisões judiciais que alterem a situação de um candidato e/ou partido/coligação após a totalização final, uma nova totalização é feita e o resultado oficial pode ser alterado. Caso isso ocorra, a destinação dos votos pode mudar, com reflexos no resultado final da votação.