TENTAÇÃO: Páscoa de 2018 terá variedade para agradar todos os gostos; Confira nossa lista!

Autor: Aratu Online

Publicada em


Crédito da Foto: Aratu Online
Do Aratu Online, parceiro do Simões Filho Online

Marcando o fim da Quaresma, a Páscoa é a principal celebração do ano litúrgico cristão, já que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias após sua crucificação no Calvário. A festa também é uma das mais antigas registradas na história da humanidade, resistindo às mudanças sociais e culturais.

Um dos momentos mais esperados da comemoração é o ritual da ‘troca de ovos’ de chocolate que, segundo historiadores, é uma prática antiga e antecede até à criação da Igreja Católica. Povos da região do Mediterrâneo, do Leste Europeu e Oriente, utilizavam o ovo pintado como forma de presentear as pessoas, principalmente quando os fenômenos naturais anunciavam a chegada da primavera.

Na Idade Média, os ovos de presente eram feitos de ouro e decorados com cristais e outras pedras preciosas. Somente no séc. XVIII, após o contato com os povos ameríndios e a exportação do chocolate para a Europa que os confeiteiros franceses tiveram a ideia de fazer os ovos com chocolate.

CENÁRIO ATUAL 

No Brasil, a tradição persiste. Faltando 21 dias para o ‘domingo de páscoa’, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) aposta no hábito dos brasileiros em presentear com ovos de chocolate para melhorar as vendas no setor.

Segundo a entidade, de 2015 para 2016, a queda nas vendas foi de 27%, o número de chocolates produzidos para a data reduziu em quase 10 mil toneladas em dois anos. Os números representam ainda uma diminuição nos empregos temporários gerados para a produção da Páscoa. O período também é motivo de renda para muitas famílias que se utiliza da data para fabricar ovos caseiros e ajudar no orçamento familiar.

Embora o cenário não seja um dos melhores, a cada ano aumenta as novidades e variedades de ovos de chocolate nas prateleiras. Para este ano, as principais marcas do mercado anunciaram o lançamentos que gira em torno de 130 novos produtos que variam de R$ 1,20 a R$ 1.100,00.

A busca por novos sabores, cores e texturas contribuiu para o desenvolvimento dos médio e micro produtores que se utilizam da criatividade para se destacarem em um mercado tão competitivo. A tendência dos ovos de chocolate para 2018, de acordo com especialistas, serão os trufados e recheados e os personalizados com detalhes vazados e com texturas.

LEIA MAIS: Páscoa gera renda extra para produtores de chocolate

Confira algumas novidades: 

1- OVO VAZADO

Ovos vazados e personalizados prometem ser uma das principais novidades desta Páscoa. Foto: Reprodução/ Instagram BWB

2- OVO ‘ENLATADO’

Lacta e Garoto anunciaram embalagens especiais em formato de lata para seus principais ovos. Foto: Divulgação

3- OVO COLORIDO E TEXTURIZADO

Cores e texturas são novas opções para consumidores nesta páscoa. Foto: Reprodução

4 – OVO RECHEADO

Cascas recheadas com os mais diversos sabores figuram entre as mais variadas opções de ovo de chocolate. Foto: Reprodução

5- OVO DE COLHER

Queridinho da última Páscoa, os ovos de colher ainda seguem como tendência. Foto: Reprodução

6- OVO INFANTIL

Para fisgar o público infantil, a cada ano as marcas estão priorizando a qualidade dos brindes que acompanha os ovos de chocolate. Foto: Divulgação

7 – OVO FIT

Ovo da páscoa Fit, com whey protein e sem glúten são opções para quem não que sair da dieta. Foto: Reprodução

CONFIRA UMA RECEITE DE OVO DE CHOCOLATE FIT FEITO COM BATATA DOCE: 

LEIA MAIS: