Tocha com fogo simbólico é recebida com solenidade em Simões Filho

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


O Prefeito de Simões Filho Diógenes Tolentino, vice-prefeito Sid Serra, e demais autoridades municipais e estaduais, receberam a Tocha com fogo simbólico da Independência da Bahia na Praça da Bíblia no centro de Simões Filho neste sábado (1/7).  A população simõesfilhense também compareceu  e prestigiou o evento histórico na cidade. 

Uma comitiva da Prefeitura Municipal de Candeias trouxe a tocha até Simões Filho, na solenidade o Prefeito Diógenes Tolentino recebeu a tocha da comitiva de Candeias em suas mãos. Ainda na cerimonia o Hino Nacional foi cantado, as bandeiras foram hasteadas e autoridades municipais se pronunciaram.

A pira saiu do município de Cachoeira passou por Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho e seguiu pela BR-324 em direção ao bairro de Pirajá, onde foi aberto as comemorações do 2 de julho. O trajeto do Fogo Simbólico até Salvador foi feito por atletas e populares de Simões Filho que tradicionalmente demonstram patriotismo e ajudam a manter viva a história do Estado da Bahia.

O 2 de Julho é a data cívica mais importante para a Bahia, pois neste dia em 1823 foi decretado a Independência do Estado baiano em plena Guerra da Independência brasileira. O Fogo Simbólico entra em Simões Filho porque em Água Comprida nos idos de 1823 entre outros engenhos e usinas possuía o Engenho Novo. O Fogo Simbólico entrou em Simões Filho pela primeira vez em 1962 e só pernoitou no município só uma vez.