Três receitas de hidratação caseira para cabelo com ingredientes naturais

Três receitas de hidratação caseira para cabelo com ingredientes naturais
Três receitas de hidratação caseira para cabelo com ingredientes naturais – Foto: Thinkstock

Três receitas de hidratação caseira para cabelo com ingredientes naturais. Não importa se o seu cabelo é liso, com ondas, cachos ou crespo. Todos precisam de hidratação, o que muda é a frequência – cacheadas e crespas costumam sofrer mais com o ressecamento por conta do formato espiralado do fio, que dificulta a passagem dos óleos naturais até as pontas.

Os motivos para incluir a hidratação na sua rotina são os mais diversos. Agressões externas, como mudança de temperatura, vento e poluição, alisamento, descoloração e tintura acabam abrindo as cutículas dos fios, fazendo com que água e nutrientes se percam.

O resultado, todas sabem: pontas duplas, falta de brilho e movimento, queda e aspecto poroso. Ou seja, para manter a saúde do cabelo, a fibra capilar precisa estar nutrida para ficar protegida. E é essa uma das principais funções da hidratação.

Veja também: Fácil e potente: Aprenda a fazer hidratação caseira para cabelo ressecado

Uma ótima saída para mantê-la em dia, é apostar nas versões caseiras. Ingredientes simples, fáceis de serem encontrados em casa, são ricos em vitaminas e proteínas, fundamentais para devolver a massa capilar.

Além disso, eles não contêm agentes químicos, ou seja, é muito difícil que causem qualquer reação alérgica ou de contato. Só lembre-se que, depois de usar a máscara hidratante caseira, ela deve ser descartada, pois não possui conservante, ou seja, não pode ser guardada.

Mas agora é hora de colocar a mão na massa e preparar sua hidratação caseira. Portanto, dá só uma olhada nessas receitinhas e aproveite cada uma ao máximo.

Abacate poderoso

A fruta é uma das queridinhas quando o assunto é hidratação. E não é para menos: o abacate é rico em potássio, vitaminas C e E, ácido fólico e zinco, ou seja, aliados perfeitos para fios nutridos, saudáveis, fortes e com menos pontas duplas.

Você vai precisar de:

– Metade de um abacate maduro – 1 colher de sopa de mel – 1 colher de sopa de óleo vegetal (o azeite de oliva extra virgem, o óleo de rícino ou de amêndoas são ótimos)

Modo de preparo e uso:

Em um recipiente, amasse bem o abacate, acrescente o mel e o óleo vegetal. Misture até ficar homogêneo. Em seguida aplique no cabelo úmido mecha a mecha, do comprimento às pontas. Sendo assim, deixe agir de 20 a 40 minutos, enxágue e lave o cabelo normalmente.

Leia mais: Aprenda a fazer hidratação “desmaia cabelo” em casa – receita simples e eficaz

Viva a banana!

Ingrediente fácil, fácil de ser encontrado, a banana possui vitaminas do complexo B, minerais e ácido fólico, ideais para dar um up nos cachos e no crespo.

Você vai precisar de:

– 1 banana madura – 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação capilar favorita – 6 colheres de sopa de água ou leite

Modo de preparo e uso:

No liquidificador, bata a banana com a água ou o leite. Coloque a mistura em um recipiente e, em seguida, misture-o com a máscara hidratante. Depois, divida o cabelo em várias mechas médias e aplique. Após 20 minutos, enxágue e finalize normalmente.

Quebra ovos

Famoso por ser rico em proteína, o ovo ainda traz colágeno, ingrediente super poderoso quando o assunto é reconstrução capilar. Ou seja, para quem está com o cabelo bastante danificado.

Você vai precisar de:

– 3 ovos – 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem – 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo e uso:

Quebre os ovos em um recipiente, acrescente o azeite e o mel e misture bem até formar uma pasta homogênea. Aplique no cabelo úmido da raiz às pontas e deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem e finalize do jeito que está acostumada.

Fonte: VIX

Veja mais