Truques infalíveis para limpar o micro-ondas e eliminar odores ruins

Truques infalíveis para limpar o micro-ondas e eliminar odores ruins
Truques infalíveis para limpar o micro-ondas e eliminar odores ruins. Foto: Freepik

Truques infalíveis para limpar o micro-ondas e eliminar odores ruins

O forno micro-ondas é um aparelho muito útil em casa, que usamos regularmente para aquecer rapidamente qualquer tipo de alimento ou até mesmo para cozinhar e outros fins como descongelar alimentos. Porém, quando em contato com esses produtos orgânicos é normal que fique sujo e cheire mal, por isso é fundamental cuidar da sua limpeza.

Aqui, compartilhamos três truques infalíveis para limpar seu forno de micro-ondas corretamente, de modo que não só dure mais tempo em boas condições, mas também não pareça que você o usa constantemente, e duas outras dicas para se livrar de odores ruins, especialmente quando cozinha-se peixe de aroma muito pungente e desagradável.

>>Farinha de aveia: descubra os benefícios dela para a pele se usada como máscara

Lembre-se que o tempo que sugerimos que você use aqui pode variar dependendo da potência do seu forno, a única coisa que você tem que prestar atenção é se usar leite, porque se ferver vai acontecer da mesma forma que no fogão, vai transbordar e pelo contrário, haverá algo mais para limpar. Da mesma forma, é bom que você proteja as mãos com luvas de plástico para evitar ferir a pele.

Truques infalíveis para limpar o forno de micro-ondas

1. Com água e vinagre

Coloque 300 ml ou pouco mais de um copo de água em uma tigela média com água (pode ser de cerâmica, mas de preferência de vidro), adicione um pouco de vinagre branco, cerca de 3 colheres de chá, misture e leve ao micro-ondas por 3 minutos ou dependendo da potência de seu micro-ondas até obter vapor suficiente.

>>Café da manhã rápido: 3 receitas que você pode fazer se não quiser cozinhar

Após este tempo, retire a tigela do micro-ondas, retire o prato e o círculo giratório. Limpe a superfície do micro-ondas com um pano, de preferência de microfibra, você verá que a sujeira começa a sair rapidamente graças ao vapor. O prato pode ser lavado como um prato, com sabão e uma esponja, enxágue com água fria.

2. Com água, bicarbonato e vinagre

Se aplicou o truque anterior e seu forno de micro-ondas ainda está muito sujo e mesmo com a comida grudada, molhe o pano ou microfibra em uma tigela com água, um pouco de vinagre e uma colher de chá de bicarbonato de sódio, coloque a mistura sobre os restos de comida, espere alguns segundos. Passe a microfibra úmida e remova os restos facilmente.

3. Com água e um pouco de sabão

Mas não é aplicado diretamente com uma esponja. O que você precisa fazer é misturar 300 ml de água em uma tigela com uma colher de chá de sabão líquido. Misture e coloque aqui o seu papel de cozinha, certifique-se de que não tem qualquer produto metálico, espere umedecer bem, escorra se tiver muito excesso de água, mas deixe-o úmido.

>>Aprenda a reutilizar a casca do coco com essas 5 opções

Feche e ligue o micro-ondas por 2 a 3 minutos, espere o vapor sair e da mesma forma, retire o prato e a argola e limpe delicadamente com o pano.

Dicas para eliminar odores ruins

1. Com água e limão

Esse truque também é ótimo para limpar o micro-ondas, mas especialmente para remover odores ruins. Coloque uma tigela com 300 ml de água, acrescente o suco de limão com tudo e suas cascas, leve ao forno por 3 minutos e retire. Passe o pano limpo ou microfibra, você verá que a sujeira vai embora e também tira os maus cheiros, deixando um rico aroma de limão.

2. Com leite e canela

Sirva um copo de leite, cerca de 100 ml, acrescente a canela em pó e um cravo, misture e leve ao micro-ondas por cerca de 30 segundos ou até sair o vapor, mas sem deixar ferver porque pode derramar. Retire, passe um pano semiúmido e limpe, você verá que o leite ajudará a eliminar os maus odores.

Veja mais