Unhas fracas e quebradiças? Confira remédios e truques caseiros incríveis

Uma loção de óleos essenciais feita com óleo de jojoba, óleo de amêndoas doces e vitamina E, ou uma manteiga hidratante e fortificante de unha caseira, são excelentes opções de remédios caseiros que podem ser preparados em casa e que ajudam as suas unhas a ficar mais fortes e resistentes à quebra. Veja o que mais você pode fazer para fortalecer as suas unhas em 5 Dicas para fortalecer as unhas fracas.

>10 alimentos que combatem a depressão

As unhas fracas e quebradiças são um problema que pode afetar muitas mulheres, e que pode aparecer quando menos se espera, porém existem alguns remédios caseiros e naturais que podem ajudar a deixar as unhas mais fortes como:

>Beba o chá de flores de calêndula e desfrute dos seus benefícios

>Conheça seis cuidados para ter unhas fortes e saudáveis

>O suco de limão é uma boa fonte de vitamina C, ajuda a hidratar e desintoxicar o corpo.

1. Loção de óleos essenciais

Um bom remédio caseiro para fortalecer unhas fracas é aplicar uma loção de óleos essenciais diariamente sob as unhas.

>Jogar fora nunca mais! Conheça os benefícios da casca do ovo

Ingredientes:

>Aprenda estes 5 remédios caseiros com azeite de oliva

  • 1 colher de chá de óleo de jojoba
  • 1 colher de chá de óleo de semente de damasco
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoas doces
  • 1 cápsula de vitamina E

Modo de preparo:

  • Num recipiente, de preferência um conta gotas, que não seja transparente, adicionar os óleos e a cápsula de vitamina E e misturar bem.

Esta loção deve ser aplicada diariamente nas unhas, sendo recomendado que aplique 1 gota em cada unha pela manhã e à noite, massageando bem para que o óleo penetre na unha e na cutícula. Além disso, para que este remédio caseiro possa fazer o efeito desejado, é recomendado que não use esmalte, pois impermeabiliza as unhas, o que faz com que estas não sejam capazes de absorver outras substâncias como cremes hidratantes ou óleos fortalecedores.

Sabia que existem esmaltes com substâncias tóxicas e até cancerígenas?

Outro ótimo óleo que pode ser usado para cuidar das unhas é azeite de oliva, que pode ser aplicado nas unhas com a ajuda de um algodão e que ajuda a hidratar e a deixar as unhas mais saudáveis.

> Aprenda três modos de fazer amolecedor de cutículas caseiro super fácil

2. Manteiga hidratante e fortificante de unha

A manteiga hidratante e fortificante de unha, tem em sua composição óleo essencial de limão, que fortalece as unhas quebradiças, enquanto os restantes componentes hidratam as mãos e as cutículas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de óleo de jojoba;
  • 1 colher de sopa de manteiga de cacau;
  • 1 colher de sopa de raspa de cera de abelha;
  • 10 gotas de óleo essencial de sândalo;
  • 5 gotas de óleo essencial de limão.

Modo de preparo:

  • Numa panela pequena coloque ao lume o óleo de jojoba, a manteiga de cacau e a cera de abelha, deixe derreter e retire do calor. Deixe arrefecer durante 2 ou 3 minutos, adicione os óleos essenciais de sândalo e limão, misture bem e verta a mistura para um recipiente ou boião e deixe arrefecer por completo antes de tapar.
  • Esta manteiga deve ser aplicada diariamente para fortalecer as unhas e hidratar e proteger as mãos e cutículas, e deve ser usada logo pela manhã e à noite antes de deitar.

>Truques caseiros para te ajudar ter unhas lindas sem gastar dinheiro

3. Colocar alho ou cravo dentro do esmalte

Além disso, colocar meio alho picado dentro da base fortalecedora de unha, é outro excelente truque caseiro para quem tem hábitos como roer as unhas ou colocar as mãos na boca, que deixam as unhas frágeis e quebradiças, pois o alho vai fazer com que a base de unha tenha um sabor desagradável e cheiro forte.

Além do alho, pode também adicionar cravo da índia ao vidrinho da base fortalecedora, pois torna o esmalte resistente aos fungos, diminuindo assim as chances de apanhar micose da unha.

Creme hidratante caseiro para mãos e cutículas muito poderoso

Antes de iniciar tratamentos para fortalecer as unhas, é sempre recomendado que consulte o dermatologista, pois existe a necessidade de identificar a causa das unha fracas, uma vez que estas podem ser causadas por problemas de saúde ou doenças como anemia, má circulação sanguínea, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo.

A alimentação é outro fator muito importante para a saúde das unhas, e alimentos ricos em proteína, biotina e zinco podem ajudar as suas unhas a crescer mais rápido e a ficar mais fortes.

Fonte: Tua Saúde

Veja mais