Universitários de Camaçari realizam protesto contra a PEC 241

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Alunos da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) Campus XIX de Camaçari realizaram na manhã desta terça-feira (25), um protesto contra a PEC 241 – que visa congelar os investimentos no setor da educação durante 20 anos. A mobilização ocorreu por volta das 6h, na entrada de Camaçari – próximo a instituição.

De acordo com informações, com a ocupação da instituição pelos universitários, as atividades no Campus estão paralisadas desde segunda-feira (24). Uma assembleia estudantil foi realizada na noite de ontem, com a participação da professora de direito Joelma Boaventura, sobre os impactos que a emenda causará a comunidade.

Ainda de segundo os estudantes, a mobilização continua por tempo indeterminado.

Em toda a Bahia, outras universidades, estaduais e federais, também tem mobilizações de estudantes ou trabalhadores da área técnico-administrativa contra a PEC 241, que seguirá amanhã para votação no plenário da Câmara dos Deputados. Além das universidades, oito institutos federais baianos tiveram campi ocupados por estudantes: Paulo Afonso, Valença, Vitória da Conquista, Ilhéus, Mangabeira, Catu, Santa Inês e Uruçuca.

PEC

A votação da proposta de emenda à Constituição 241/2016 que limita os gastos públicos, ou até ampliá-la está marcada para esta terça-feira (25) na Câmara dos Deputados. A expectativa do governo é superar os 366 votos favoráveis à medida obtidos na votação em primeiro turno.