Vagas para habilitação gratuita são preenchidas em minutos em Alagoinhas

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Foram necessários apenas nove minutos para que as 500 vagas oferecidas pela Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran, em Alagoinhas, no nordeste do estado, fossem preenchidas nesta segunda-feira (22). As inscrições para o curso gratuito de habilitação começaram às 8h pelo site do órgão , que ficou congestionado devido à grande procura. “Alagoinhas é uma cidade com várias indústrias, o que deve ter motivado a procura pela habilitação, como qualificação para disputar espaço no mercado de trabalho. A pedido das pessoas que não conseguiram se inscrever, vamos estudar a possibilidade de ampliar o número de vagas, em uma segunda etapa das atividades”, disse a diretora da escola, Ilnara Menezes.

O candidato que conquistou a vaga precisa preencher os seguintes requisitos para frequentar o curso: ser maior de 18 anos, residir em Alagoinhas, possuir renda de até um salário mínimo e ter estudado em escola pública ou privada com bolsa integral. O objetivo do órgão de trânsito é promover a inclusão social entre pessoas de baixa renda.

Após a matrícula, o aluno recebe fardamento e material didático do Detran e tem como custo somente o pagamento do laudo, no valor de R$ 158. O curso oferece 45 horas de aulas teóricas e 25 horas de testes práticos, para habilitação nas categorias A e B.

A aula inaugural está prevista para acontecer na primeira quinzena de março. “Aqui serão preparados condutores qualificados, que vão garantir mais segurança no trânsito do município. A população carente de Alagoinhas reivindicava há muito tempo esse benefício da habilitação, que também abre oportunidades de emprego e melhora a qualidade de vida do cidadão”, ressaltou o assessor especial do Detran, Filadelfo Neto.