Veja dicas de como planejar seu jantar de Natal em tempos de pandemia

Ceia de Natal
Veja dicas de como planejar seu jantar de Natal em tempos de pandemia. Foto: Shutterstock-NaturalBox

Veja dicas de como planejar seu jantar de Natal em tempos de pandemia

Estas festas de Natal e de fim de ano serão muito diferentes das festas de outros anos. A pandemia causada pelo Covid-19 nos obrigou a adotar medidas de higiene muito diversas , além de viver em uma nova normalidade. Por isso é muito importante começar a visualizar como podemos organizar as festividades deste ano sem que o coronavírus seja um dos convidados da mesa.

O Brasil é um dos países que mais se destaca pela alegria em realizar grandes festas, por isso o distanciamento social, principalmente com nossas famílias, tem deixado grandes marcas. Agora, se você está planejando fazer uma reunião para tentar esquecer por um instante os maus momentos que 2020 já passou, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo tornar suas comemorações uma opção mais segura para todos.

>>STF pode obrigar distribuição de vacina da covid mesmo sem aval da Anvisa

Jantar de Natal na época da Covid-19

A primeira coisa que deve ficar claro é que convém evitar celebrações este ano, mas se quiser organizar um pequeno evento, estas são as dicas que deve seguir para fazer desta festa um verdadeiro momento de felicidade e não um encontro para um contágio massivo.

Menos é sempre mais

Este ano é melhor você deixar de lado essa festa com todos os 20 membros da sua família, lembre-se que se aprendemos algo com essa pandemia, é que o vírus adora multidões para se espalhar. Organize pequenas reuniões de 6 ou 8 pessoas no máximo – talvez 10 se você tiver um espaço muito grande – mesmo o mais recomendado é que você só comemore com as pessoas de casa. Lembre-se de que haverá muito tempo para nos reunirmos novamente e nos abraçarmos com segurança.

>>Beneficiários com NIS final 2 recebem 9ª parcela do Bolsa Família

Organize a mesa

Segundo as recomendações dos especialistas em saúde, o mais aconselhável é que a mesa seja organizada de forma inteligente, ou seja, os membros da casa ou com quem convive diariamente, devem sentar-se frente a frente e em lugares um de cada vez do outro. Por outro lado, para os hóspedes é preferível respeitar as regras de um espaço entre os habitantes da casa e os visitantes.

Um brinde seguro

Se for brindar, tente não tilintar os copos, pois é uma maneira fácil de espalhar o vírus. Basta levantar os copos e brindar como de costume. Outra boa ideia é usar copos descartáveis ​​ou copinhos e sempre ter o nosso copo em vista, pois às vezes eles ficam confusos e você pode beber do copo de outra pessoa. Você pode usar adesivos, uma fita ou uma marca para diferenciá-lo do resto.

>>Caixa paga auxílio emergencial a 3,5 milhões nascidos em novembro

Leve o jantar para o pátio

Se possível tente levar a ceia de Natal para o pátio, para que todos possam viver juntos em um espaço aberto e bem ventilado. Caso contrário, você pode abrir as janelas durante a festa, mas se o tempo estiver muito baixo, é melhor abrir as janelas por cerca de 15 minutos a cada hora para que todo o ar possa circular.

Usar máscaras

Se você estiver trazendo convidados para casa, use máscaras o tempo todo, exceto quando for comer ou beber um copo. E acima de tudo, procure não conversar durante o jantar, pois é aqui que mais infecções podem ser geradas pelo contato com a saliva que pode espirrar nos objetos que estão ao redor.

>>Câmara dos deputados aprova texto-base do novo Fundeb

A comida

Em outros anos, certamente todos os pratos do jantar iam para a mesa e cada um dos convidados poderia ser servido como se fosse um bufê. Nesta ocasião, procure ter apenas uma ou duas pessoas encarregadas de servir os pratos, para que o contato com os utensílios da cozinha seja mínimo e todos estejam mais seguros.

Evite música muito alta

Música alta é sinônimo de festa, dança e até karaokê, porém, este ano evite colocar a música muito alta, para que os convidados não tenham que falar mais alto que o normal e, portanto, expelir mais saliva do que o normal. você também evitará a dança e o contato próximo entre os convidados.

Veja mais