Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Veja dicas para não pegar o Novo Coronavírus durante o Carnaval

Veja dicas para não pegar o Novo Coronavírus durante o Carnaval
Veja dicas para não pegar o Novo Coronavírus durante o Carnaval

Veja dicas para não pegar o Novo Coronavírus durante o Carnaval.

Apesar de até este momento não haver evidência de circulação do coronavírus no Brasil, as pessoas precisam ficar atentas às medidas de prevenção que devem ser tomadas durante o Carnaval.

O coronavírus é um vírus de transmissão respiratória, de pessoa a pessoa. Uma pessoa infectada pode passar o vírus para outra por meio de secreção e pelas vias respiratórias em contato com a mucosa dessa pessoa. Boca e olhos são as principais portas de entrada. O contato com superfícies contaminadas é um fator de risco.

Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados pelo Novo Coronavírus é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Como prevenir o Novo Coronavírus durante o Carnaval?

As medidas preventivas que vêm sendo sugeridas à população pelos órgãos dos governos federal, estadual e municipal de saúde servem para diversas outras doenças de transmissão respiratória, inclusive o sarampo.

Uma das recomendações é que, quando a pessoa for espirrar, deve cobrir o nariz e a boca com a mão para não colocar eventuais micro-organismos no ambiente; outra dica é evitar, sempre que possível, locais fechados com aglomerações e pouco ventilados. E a lavagem regular das mãos e eventual utilização de álcool gel são medidas que têm comprovadamente eficácia na prevenção de transmissão das doenças respiratórias.

Veja 6 cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o novo coronavírus:

  1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  2. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  3. Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  4. Ficar em casa quando estiver doente.
  5. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  6. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Não há também recomendação nenhuma de uso de máscara neste momento, no país.

Já os profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

ATENÇÃO: se você tiver, febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias após viagem para a China, procure uma Unidade de Saúde mais próxima e informe a respeito da viagem.

Sanitarista tranquiliza foliões sobre risco de coronavírus no Carnaval

Em entrevista a Agência Brasil, o médico sanitarista Alexandre Chieppe, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, os foliões que pretendem brincar o carnaval, em relação a riscos de contaminação pelo coronavírus: “O coronavírus hoje não é um risco em termos de transmissão para as pessoas, uma vez que não tem nenhuma evidência de que ele esteja no Brasil”.

Veja também: Carnaval: saiba como se preparar para aguentar todos os dias de folia

Vírus é mortal

O total de mortes na China continental chegou a 2.118. Segundo as autoridades, 394 novos casos foram registrados no país, fazendo com que o total de pacientes chegasse a 74.576. Autoridades da província de Hubei informaram que ontem houve mais 108 mortes por causa do novo coronavírus. De acordo com elas, 9.128 pessoas na província estão em estado grave.

No Brasil, o Ministério da Saúde acompanha cinco casos de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, sendo uma criança de 2 anos. O último boletim foi divulgado na última terça-feira (18/02). Todos estiveram na China, mas nenhum deles na cidade de Wuhan, epicentro da doença.

Veja também: Experiências vivenciadas no Carnaval podem ter repercussões para saúde mental

Fake News sobre coronavírus

O Ministério da Saúde desmentiu diversos boatos que começaram a circular na internet sobre o novo coronavírus. Informações falsas causam pânico na população e atrapalham os trabalhos de investigação das autoridades competentes.

Novo coronavírus confirmado em Duque de Caxias – É FAKE NEWS!
Novo coronavírus confirmado no Brasil – É FAKE NEWS!
Novo coronavírus confirmado no Paraná – É FAKE NEWS!
Dados sobre o novo coronavírus na China – É FAKE NEWS!
Coronavírus atinge 3 estados brasileiros – É FAKE NEWS!

Comentários estão fechados.