VEJA VÍDEO: Guardas municipais são flagrados em ação violenta contra grupo no Festival da Virada

Autor: Aratu Online

Publicada em


Do Aratu Online, parceiro do Simões Filho Online.

Um aparente uso de força desproporcional da Guarda Municipal de Salvador foi registrado em vídeo e está circulando, desde ontem (2/1), em grupos do aplicativo WhatsApp. A ação aconteceu em uma das noites de show do Festival da Virada que aconteceu na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio.

Nas imagens, é possível ver uma discussão generalizada entre um grupo de pessoas e membros da Guarda. Em seguida, os servidores públicos partem para cima do grupo e dão golpes de cassetetes contra alguns dos envolvidos. Um homem cai no chão e continua sendo golpeado, quando algumas pessoas imploram para a violência ser contida.

Informações iniciais dão conta de que algumas pessoas que faziam parte do grupo envolvido na confusão seriam policiais militares. O Aratu Online, parceiro do Simões Filho Online. entrou em contato com o Departamento de Comunicação Social da PM-BA, mas até o momento da publicação dessa matéria, não tivemos essa confirmação.

Em nota, a Guarda Civil Municipal informou que já recebeu as imagens do fato, através da sua Ouvidoria. A assessoria da autarquia disse que o vídeo já está de posse da Corregedoria, que irá averiguar se houve excesso na conduta dos agentes e depois de uma apuração com o devido processo legal, reservando o direito de ampla defesa e contraditório de todos os envolvidos, as medidas cabíveis serão adotadas. A Guarda Municipal informou, ainda, que não permite excesso nas suas ações, porém preza pelo respeito mútuo entre seus agentes e a sociedade.