Vídeo: Cid Gomes passa mal no plenário do Senado e Otto Alencar presta socorro

Autor: Redação

Publicada em


O Senador Otto Alencar (PSD-BA) teve uma ação de extrema importância no plenário do Senado Nacional após o colega Cid Gomes (PDT-CE) passar mal, enquanto discursava sobre a PEC da cessão onerosa, que permite que a União compartilhe com estados e municípios os recursos arrecadados nos leilões do pré-sal.

Tudo aconteceu na tarde desta terça-feira (3/9). O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), suspendeu imediatamente a sessão para que Cid pudesse se recuperar. O senadore Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, correu para atender o colega.

Ao constatar que Cid havia tido uma queda de pressão arterial, Otto colocou o colega de cabeça para baixo, apoiando as pernas do cearense sobre seus ombros.

Cid Gomes sofre da Síndrome de Vasovagal, que provoca quedas súbitas de frequência cardíaca e pressão arterial que provoca desmaios, muitas vezes em reação a um fator desencadeante estressante. O procedimento adotado por Otto é necessário para que o fluxo sanguíneo possa retornar à região do cérebro.

“O senador Otto fez o que tinha que fazer nesses casos”, disse Cid Gomes após se recuperar. “O nome é posição de trendelemburg”, explicou Alencar. Veja vídeo abaixo: