Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Vídeo: Grupo sobre SINE Simões Filho: ‘o atendimento está péssimo’

Alvo de inúmeras queixas por parte da população, o SineBahia Simões Filho continua a ser questionando por trabalhadores desempregados. Na manhã desta quarta (19), um grupo de pessoas manifestaram a sua revolta contra a atual administração do SineBahia, unidade Simões Filho. [Veja o vídeo mais abaixo].

Com promessas de mudanças, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico assumiu a direção geral do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA), unidade Simões Filho, no dia 10 de março deste ano, após saída da ex-coordenadora Graça. No entanto, diversas pessoas apontam que o atendimento está péssimo e que há ‘cartas encomendadas’ na escolha das melhores vagas disponíveis.

O jardineiro Jailton, de 42 anos, conta que o atendimento do SINE é péssimo, assim com a falta de acesso as oportunidades. “Alguém tem que olhar para o SINE de Simões Filho, o atendimento é horrível – algumas meninas que trabalham na unidade, faz pouco caso da gente. A quantidade de vagas que chega ao SINE – se é que tem alguma vaga aqui – nós não temos acesso as essas vagas disponíveis. No tempo em que Graça era gestora do SINE, eu me lembro que as vagas ficavam disponíveis no mural – na porta – havia transparência”.

Seu Jailton também contou que levou o filho para realizar o cadastro no SINE e se sentiu envergonhado. “Ontem, eu trouxe o meu filho para fazer a primeira inscrição no SINE e fiquei envergonhado – meu filho viu todas as pessoas reclamando que não tinha vagas e me perguntou: ‘meu pai, para que eu vou me inscrever – tá todo mundo reclamando que não tem vagas’. Essas palavras machucou meu coração”.

Quem também não estava contente foi o profissional desempregado Adailton, o mesmo disse que está marcado para não receber cartas na unidade e virou uma questão pessoal. “há uma orientação para as operadoras negar cartas para mim. Essa gestão precisa mudar, essa diretoria tem que mudar. Sinto saudade do tempo em que graça era gestora.

As reclamações não param por aí, José Carlos está desempregado há 6 meses e ressaltou que o atendimento do SINE piorou depois da saída de Graça. “Eu chego cedo aqui no SINE e pessoas que chegam as 10:00 horas da manhã conseguem pegar cartas e eu que cheguei cedo, saio de mãos vazias”.

Outro Lado

A reportagem do Simões filho também ouviu o Coordenador da unidade do SineBahia Simões Filho. Antonio Dias defendeu os trabalhos realizados na unidade e disse que algumas pessoas estão querendo ‘bagunçar’ e prejudicar o andamento do trabalho. “Eu não vou admitir nunca – que as pessoas venham ao SINE ‘bagunçar’ e prejudicar o andamento dos trabalhos”.

Dias também rebateu as acusações sobre ‘cartas encomendadas’. “Não existe cartas encomendadas, existem cartas convocadas. Isso acontece em todas as unidades do SineBahia. Quando não encontramos pessoas na unidade que se encaixa na vaga, listamos todos os profissionais registrados no sistema e em seguida, convocamos, caso se encaixe no perfil”.

Dias também defendeu que o atendimento é qualificado. “Todos os funcionários do Sine são treinados – eles tomam um curso e fazem um atendimento muito bom”.

O coordenador também foi questionado sobre pedidos de políticos para empregar pessoas. Ele admitiu que recebe indicações de vereadores e secretários do município, porem, afirmou que quem contrata são as empresas e o Sine só faz um trabalho de intermediação. “Isso é normal, qualquer pessoa pode indicar profissionais, agora, que seja bem claro, quem escolhe são os empresários – são os profissionais de RH. O SineBahia Simões Filho é intermediário. Não sou político e meu trabalho é técnico e transparente”. Finalizou.

Comentários estão fechados.